quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Resenha de "Suspeitas de um mistério" no Capa & Título

Link original: Aqui


Editora: Dimensões
Páginas: 109
Publicação: 2012

"Suspeitas de um mistério" conta a história de dois garotos, Pedro e Saulo, que recebem uma carta de sua tia Daura, pedindo que ambos vão visitá-la em sua fazenda, pois a mesma se encontra em uma fase ruim financeiramente. Ao chegarem lá, acabam descobrindo que seu tio Fernando, marido de Daura, esconde um segredo que pode vir a ter envolvimento com essa situação. Em busca de descobrir o que há por trás desse mistério, Pedro e Saulo acabam se metendo em algumas aventuras. Com a ajuda do vício de ambos em jogos eletrônicos, um mistério que envolve Fernando e seus comparsas será revelado. Mas como isso acontecerá? Porque Fernando esconde esse segredo de sua esposa Daura? E porque ele faz isso com a fazenda?

O livro é bastante fino e sua leitura flui muito rapidamente. Gostei da maneira como o autor colocou o uso de videogames para descobrir o mistério final. Demonstrou forte domínio desse tema e fez uma certa conexão com o leitor. Os personagens são fracos e mal construídos. Em alguns momentos senti um pouco de ausência de um melhor desenvolvimento na escrita do autor. Quando as cenas começam a criar um clima de suspense no ar, o capítulo é encerrado, sem aproveitamento. Os erros de revisão são muito presentes, inclusive me fazendo querer abandonar o livro algumas vezes. No meio da história há uma viagem para Boston que, ao meu ver, foi desnecessária no enredo e também, de certo modo, muito fantasiosa. Soa como algo que não aconteceria na vida real nem na situação atual a qual os personagens estão passando. Fica muito inacreditável a forma como tudo se desenrola, soando "perfeito" demais.

Infelizmente o livro não me agradou. Senti o texto muito superficial, muito raso. As situações aconteciam sem um bom motivo aparente que as desse suporte. Os personagens mudam muito no decorrer das cenas, não tem uma personalidade bem construída. O mistério que serve como norte do livro, dá para ser facilmente descoberto logo no início e, quando ele é descoberto pelos garotos, não traz novidade alguma. Esperava mais, uma vez que o enredo tem margem para desenrolar uma boa história de suspense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário