segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A Literatura Infantojuvenil potiguar - Blog 101 Livros do RN

Maravilhado com a matéria do escritor e pesquisador potiguar Thiago Gonzaga a respeito da Literatura Infantojuvenil no estado, e o surgimento de novos autores especializados no gênero. Compartilho com vocês, espero que gostem!

Link original: Aqui



A literatura infanto-juvenil é uma vertente literária dedicada sobretudo a crianças, jovens e adolescentes, porém, sempre conquista adultos de todas as idades e gerações. As obras geralmente apresentam temas de interesse jovem e púbere, muitas vezes com casos controversos, como mistério, magia, selvageria, viagens e relacionamentos amorosos, com personagens, especialmente os protagonistas, na mesma faixa etária dos leitores. Poucos autores do nosso estado se dedicaram a essa areá , talvez Maria Eugênia Montenegro e Waldson Pinheiro foram os que tiveram obras mais representativas no passado.

Atualmente no nosso estado, há um florescimento competente nesse ramo, com nomes mais experientes como; Salizete Freire Soares, Flauzineide Machado, José de Castro, Diógenes da Cunha Lima, e os novíssimos; Carol Vasconcelos e Thiago Jefferson Galdino. A existência de uma literatura infanto-juvenil potiguar amadurecida é um fato que merece maior apreço e atenção. Essa vertente literária evoluiu no RN, acompanhando a própria tendência nacional, não deixando nada a desejar em relação à de outros estados.

No Rio Grande do Norte a literatura infanto-juvenil ainda é pouco consumida, explorada, carente de uma critica especializada, e não alcançou o seu merecido lugar. Muitas vezes parece existir um preconceito com esse ramo literário no nosso estado, deixando (infelizmente) transparecer que esse é um gênero de segunda categoria. Há quase uma total ausência de espaço para a literatura infanto-juvenil potiguar nas livrarias, jornais, sites ou blog locais. É lamentável, pois a função social desse tipo de literatura ultrapassa a sua própria expectativa, pois é na juventude que se forma o hábito e o gosto pela leitura.





Autor: Thiago Gonzaga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário