sexta-feira, 16 de março de 2012

Resenha de "Suspeitas de um mistério" no Ofício dos Livros

Hoje li a primeira resenha do Book Tour de Suspeitas de um Mistério, e assim como as outras que já li do livro, também foi positiva. Fiquei muito satisfeito, e Ana Lu, do Ofício dos Livros, apesar da falta de tempo, conseguiu fazê-la como ninguém.

Agora é hora do mistério pairar sobre a Colina do Tordo, e assim que isso acontecer, postarei aqui. Conheçam um pouco mais do Blog "Ofício dos Livros" e o trabalho da Ana Lu.

Com vocês, a primeira resenha do primeiro Book Tour de Suspeitas de um mistério, por Ana Luiza Rosa:

Link Original Aqui


Suspeitas de um mistério - Thiago Jefferson dos Santos Galdino

Oi leitores, boa tarde!
Semana passada eu recebi dois livros de Book Tour, então provavelmente amanhã terá outra resenha também, espero que gostem.

OBRA NACIONAL
Nota:  
Título: Suspeitas de um mistério
Autora: Thiago Jefferson dos Santos Galdino
Editora: Dimensões Ficção (Selo da Multifoco)

Páginas: 109
Links: Skoob | Blog | Comprar
Sinopse: Pedro e Saulo recebem uma carta da sua tia, dona Daura, pedindo para que fossem visitar a fazenda, pois seu tio, o Fernando, está passando por péssimas condições financeiras. 
Ao chegarem à fazenda acham o comportamento do Fernando muito estranho e desde então resolvem segui-lo. 
Os garotos encontram pistas cifradas no bananal e nos arredores da fazenda e descobrem um mistério que envolve o Fernando e seus comparsas.
  
                                                                                                                                                               

*pode haver spoilers
 
Saulo e Pedro são irmãos gêmeos bem espertos que aos treze anos de idade, são extremamente apaixonados por aventuras e espionagem. Entre uma brincadeira e outra estão sempre demonstrando seus faros aguçados à busca de mistérios para serem desvendados.

Ao receberem uma carta de sua tia Daura que fazia um pedido para que ajudassem-na, com a autorização de sua mãe Lúcia, eles partem à Fazenda SG, para ajudar a descobrir a causa dos problemas financeiros pelo qual seus tios estão passando.

A família Santos Galdino, usava do bananal para manter-se e tinham uma renda excelente, eram as bananas mais conhecidas e requeridas da região, porém muitas bananeiras não estavam mais dando as frutas. Sem as vendas, as coisas não andavam muito bem.

"- Calma, cara... - ele se arrependeu pela brincadeira de mau gosto. - Eu vi nosso tio colocando alguma coisa dentro de uma bananeira que não dava fruto algum.
- Então por que ele não derruba logo essa bananeira? Ela só está tomando o espaço de uma nova planta.
- É isso que estou tentando descobrir. Mas só posso fazer isso quando você estiver curado."

Na fazenda os adolescentes são hospedados calorosamente, e lá ficam sabendo de como a situação está realmente crítica, as condições de dona Daura e Fernando - seu tio - está à um fio, eles venderam muitos de seus bens materiais para comprar comida e abastecer a casa.  

A primeiro tempo, eles estão se divertindo no novo local, como se fosse férias, mas como acontece um 'acidente' com Saulo entre as brincadeiras, eles passam a levar as coisas mais a sério. Pedro começa a trabalhar nas colheitas para juntar um dinheirinho para pagar a cirurgia em Boston para seu irmão.

Com a inteligência de ambos, os protagonistas logo percebem que há algo de errado com as atitudes de Fernando, e ficam perseguindo-o para saber o que tem por trás de tanto enigma. 

"- Descobriram alguma coisa? - perguntou Daura assim que viu os garotos.
- Não! - respondeu Saulo.
- E o que vocês fizeram durante todo esse tempo?
- Nós seguimos o Fernando... Quando ele chegou à cidade, entrou numa favela e pouco depois saiu com dois caras. Tentamos correr atrás deles mas estavam de carro e não conseguimos."

Um fato que me chamou atenção foi que em algumas passagens achei situações desconexas que poderiam ter sido melhores desenvolvidas, os meninos saírem sozinhos para os lugares e resolverem assuntos que um adulto deveria estar no meio é no mínimo estranho, mas não atrapalha a história.

Conhecemos Diego, um personagem formidável e generoso - gostaria que ele tivesse aparecido mais no livro -.  A obra tem uma diagramação bem feita, acho a capa simples mas legal, foi uma leitura agradável, o autor não se prende tanto a detalhes e tem uma narração em terceira pessoa que flui bastante. 

O que achei super interessante foram suas informações sobre game boy e o envolvimento bacana que formou na trama. É bom ressaltar que Suspeitas de um mistério atrairia mais um público infanto-juvenil.

Quero agradecer ao Thiago pelo ótimo convite recebido no twitter, sempre fico feliz de participar de projetos de autores nacionais e o book tour é uma ótima forma de conhecimento e interação entre blogueiros e escritores. 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário